Área Ardida e Danos Provocados pelos Incêndios de Pedrógão Grande e Góis

Seguidamente, apresenta-se um excelente e completo trabalho desenvolvido pelo colega Pedro Venâncio referente à severidade do Grande Incênd...

Seguidamente, apresenta-se um excelente e completo trabalho desenvolvido pelo colega Pedro Venâncio referente à severidade do Grande Incêndio Florestal de Pedrógão Grande e Góis. Dada a sua importância e rigor, considerou-se essencial a sua partilha pública. 

Por: Pedro Venâncio

À medida que os dados dos satélites de Observação da Terra de alta resolução (Landsat 7 e Landsat 8, ambos do consórcio NASA/USGS [0], e Sentinel-2, do consórcio ESA/Comissão Europeia [1]) têm vindo a ser disponibilizados, tem sido possível cartografar a área ardida nos incêndios de Pedrógão Grande e Góis, cada vez com mais detalhe e precisão.

Landsat 7 (NASA/USGS)


Os dados obtidos a partir do processamento digital das imagens do dia 23 de junho, do satélite Landsat 7, já deixavam transparecer que a área total ardida não iria atingir os 50 mil hectares, como inicialmente se pensou.
Fig. 1 - Imagem Landsat 7 de 2017-06-23. Composição RGB 743.

Fig. 2 - Classificação supervisionada da imagem Landsat 7 de 2017-06-23.
Fig. 3 - Área ardida, calculada a partir da imagem Landsat 7 de 2017-06-23,
sobre Série Cartográfica 1:200.000 da Direção-Geral do Território.

No entanto, como o sensor ETM+ do Landsat 7 possui um problema com o Scan Line Corrector (SLC), que introduz alguma incerteza/erro na classificação das zonas afetadas por essas falhas nas imagens, aguardou-se pela disponibilização de dados de outros satélites, para se conseguir tirar conclusões mais fiáveis.

Landsat 8 (NASA/USGS)

Assim, as imagens do satélite Landsat 8, do dia 1 de julho, permitiram, com maior rigor, cartografar a área atingida pelos incêndios.
Fig. 4 - Imagens Landsat 8 de 2017-07-01. Composições RGB 543.
Fig. 5 - Imagens Landsat 8 de 2017-07-01. Composições RGB 752.


Fig. 6 - Classificação supervisionada da imagem Landsat 8 de 2017-07-01.

Fig. 7 - Área ardida, calculada a partir da imagem Landsat 8 de 2017-07-01, por Concelho,
sobre Série Cartográfica 1:200.000 da Direção-Geral do Território.
Tabela 1 - Área ardida por Concelho, baseada nas imagens do Landsat 8, de 1 de julho de 2017.
Os concelhos mais atingidos foram Figueiró dos Vinhos (23,2% da área ardida), Pedrógão Grande (20,8%), Góis (19%), Pampilhosa da Serra (14,4%) e Sertã (9,5%).

A geometria da área ardida corrobora muita da informação já divulgada em análises e relatórios sobre estes incêndios. Sabe-se que foram intensificados, pelo menos duas vezes, por fenómenos de downburst, sendo o motor dos incêndios a forte atividade convectiva, tanto de origem meteorológica (instabilidade atmosférica), como gerada pela energia e radiação emitidas durante a combustão. Incêndios desta natureza ainda não são muito comuns em Portugal, mas caracterizam-se por envolver projeções de material incandescente, que é lançado a longas distâncias. Esta situação é percetível na cartografia da área ardida agora obtida, onde se observam limites muito irregulares e ilhas não ardidas no interior do perímetro, bem como pequenos núcleos ardidos, desligados da área ardida principal.

Para além da extensão da área ardida, os dados de satélite permitem determinar a severidade dos incêndios. Se a intensidade de um incêndio representa a energia que é libertada pela combustão da matéria orgânica durante o evento, a severidade traduz a forma como a intensidade afetou o funcionamento do ecossistema e, consequentemente, a gravidade das suas consequências. Os dados de severidade são um auxíliar importante na avaliação de impactos e no desenvolvimento de planos de restauro de emergência, de restauro ecológico e de restabelecimento do potencial florestal e produtivo das áreas afetadas. Para além disso, podem ser usados para estimar o risco de impactos subsequentes ao incêndio, nomeadamente, a ocorrência de cheias e inundações, movimentos de massa em vertentes e erosão do solo, que são intensificados pela remoção da cobertura de vegetação, potenciando a escorrência superficial e agravando os fatores condicionantes e desencadeadores daqueles processos danosos. 

Uma outra questão importante prende-se com a degradação da qualidade da água nos rios e albufeiras. Recorde-se que o flanco sul do incêndio de Góis parou no Rio Zêzere, tendo ardido uma parte significativa da área entre o Rio Unhais e o Zêzere, no setor a montante da Barragem do Cabril. Já o incêndio de Pedrógão atravessou o Rio Zêzere um pouco mais a justante, incluindo a zona da albufeira da Barragem de Bouçã, terminando sensivelmente a 35 quilómetros da Barragem de Castelo de Bode, uma barragem de abastecimento que representa, segundo dados da empresa EPAL, cerca de 75% da sua capacidade de produção. O único facto menos negativo neste cenário, é ainda faltarem alguns meses para o início do novo ano hidrológico, havendo algum tempo para serem adotadas medidas de estabilização das margens do Rio Zêzere afetadas pelos incêndios.

A determinação da severidade foi então feita com recurso a imagens do Landsat 8, dos dias 15 de Junho (pré-incêndio) e 1 de julho (pós-incêndio), através do cálculo do Normalized Burn Ratio (NBR) e do cálculo da diferença entre esses índices, antes e após os incêndios. Os intervalos utilizados para agrupar as áreas ardidas em classes de severidade foram os propostos pelos Serviços Geológicos dos Estados Unidos (USGS) [2].
Fig. 8 - Severidade calculada a partir de imagens Landsat 8, de 2017-06-15 e 2017-07-01,
através do cálculo do NBR e da metodologia proposta pelo USGS,
sobre Série Cartográfica 1:200.000 da Direção-Geral do Território.
Toda a área dos incêndios revela níveis de severidade alta e muito alta, bastante significativos.
Tabela 2 - Área ardida por classe de Severidade (Landsat 8).
A informação obtida foi cruzada com a Carta de Uso e Ocupação do Solo de 2010, recentemente publicada pela Direção-Geral do Território [3], no sentido de se perceber quais as classes de uso e ocupação mais afetadas.
Fig. 9 - Área ardida e Severidade obtidas com o Landsat 8, cruzadas com a Carta de Uso e Ocupação do Solo de 2010 (DGT), sobre Série Cartográfica 1:200.000 da Direção-Geral do Território.
Tabela 3 - Classes de Uso e Ocupação do Solo mais afetadas pelos incêndios (Landsat 8).
Dados detalhados, para todas as classes de uso e ocupação do solo afetadas pelos incêndios: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Y-yjNVs1E4UQu39bz-BAWM_owc9U-7cdVWhpZjfOn-0/edit?usp=sharing
Verifica-se que cerca de 70% da área ardida era constituída por florestas de eucalipto e pinheiro bravo, em diferentes etapas de desenvolvimento e com diferentes agregações. Significativos são também os níveis de severidade nestas classes, encontrando-se a maioria da área ardida em cada um desses usos e ocupações, com níveis de severidade alta e muito alta, depreendendo-se que a intensidade dos incêndios, nesses locais, foi muito elevada.

Analisando as áreas ardidas no período entre 2010 e 2015 (dados do ICNF), e no ano de 2016 (áreas ardidas obtidas por processamento de imagens de satélite), é possível identificar claramente a influência de alguns dos incêndios ocorridos nesses anos, no comportamento dos incêndios de Pedrógão e Góis do passado dia 17 de junho. A título de exemplo, veja-se o perímetro do incêndio de 2013, na zona de Roda Cimeira / Roda Fundeira, que encaixa de forma praticamente perfeita no limite do incêndio de 2017. 

Outros exemplos, na zona de fronteira entre os concelhos de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, ou na zona de Obrais (Góis), ajudam a explicar algumas das ilhas não ardidas. Embora ainda não haja dados oficiais de áreas ardidas em 2016, analisando as imagens de satélite Sentinel-2 (18 agosto 2016), foi possível identificar um incêndio com uma área significativa (cerca de 600 hectares), que terá ocorrido algures entre os dias 8 e 18 de agosto de 2016, junto a Castanheira de Pêra (parque eólico), e que constitui, parcialmente, o limite norte do incêndio de Pedrógão.
Fig. 10 – Perímetro das áreas ardidas no período 2010 a 2015, de acordo com o ICNF, e 2016 levantado com imagem Sentinel-2, sobre Série Cartográfica 1:200.000 da Direção-Geral do Território.
Sentinel-2 (ESA/Comissão Europeia)

No dia 4 de julho, foi disponibilizada uma imagem do satélite Sentinel-2, sem cobertura de nuves. Esta imagem tem ainda maior resolução espacial que a do Landsat 8, pelo que se replicou a metodologia, no sentido de se compararem os resultados.
Fig. 11 - Imagens Sentinel-2 de 2017-07-04. Composição RGB 843
Fig. 12 - Imagens Sentinel-2 de 2017-07-04. Composição RGB 12 8 3.
Até ao momento, não se conseguiu encontrar nenhum artigo científico que proponha uma divisão do Normalized Burn Ratio (NBR) obtido com imagens Sentinel-2, em classes de severidade, existindo apenas alguns estudos preliminares. Por esse motivo, foi feita uma divisão com as mesmas classes usadas para o Landsat 8, apenas para efeitos comparativos. Alerta-se, no entanto, para o facto das classes de severidade não terem, neste caso, tanto suporte científico, sendo ainda mais necessária a validação de campo.
Fig. 13 - Normalized Burn Ratio (NBR) calculado a partir de imagens Sentinel-2, de 2017-06-14 e 2017-07-04.
Fig. 14 - Severidade calculada a partir da imagem Sentinel-2 de 2017-07-04, por Concelho,
sobre Série Cartográfica 1:200.000 da Direção-Geral do Território.

Os resultados globais são muito semelhantes, o que torna mais robusta a probabilidade de estaremos perante uma área ardida total, um pouco acima dos 45.000 hectares. 
Tabela 4 - Área ardida por classe de Severidade (Sentinel-2).
Os resultados por concelho são também muito semelhantes.
Fig. 15 - Área ardida, calculada a partir da imagem Sentinel-2 de 2017-07-04, por Concelho,
sobre Série Cartográfica 1:200.000 da Direção-Geral do Território.
Tabela 5 - Área ardida por Concelho, baseada nas imagens do Sentinel-2, de 4 de julho de 2017.
Os dados obtidos com o Sentinel-2 foram igualmente cruzados com a Carta de Uso e Ocupação do Solo de 2010 [3]. Os resultados vão no mesmo sentido, isto é, as áreas mais afetadas foram florestas de eucalipto e florestas de pinheiro bravo.
Fig. 16 - Área ardida e Severidade obtidas com o Sentinel-2, cruzadas com a Carta de Uso e Ocupação do Solo de 2010 (DGT), sobre Série Cartográfica 1:200.000 da Direção-Geral do Território.
Tabela 6 - Classes de Uso e Ocupação do Solo mais afetadas pelos incêndios (Sentinel-2).
Dados detalhados, para todas as classes de uso e ocupação do solo afetadas pelos incêndios: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1HfMDL38axKOI05e79tl0TUxkpxmisXdsKeVsykKZEac/edit?usp=sharing
Note-se que a análise das imagens Landsat e Sentinel foi feita de forma isolada, não se tendo utilizado umas, para auxiliar na interpretação das outras, com o objetivo de obter resultados independentes e determinar se existiriam grandes disparidades, o que, de facto, não se confirmou. Ambos os conjuntos de dados revelaram resultados bastante semelhantes, com desvios globais na área ardida na ordem dos 0,8%.

Aguarda-se a publicação dos dados oficiais, os quais envolverão, naturalmente, trabalho de campo, para se fazer uma validação quantitativa dos resultados obtidos com dados de deteção remota, que estão à disposição de qualquer cidadão (Landsat e Sentinel).

A metodologia utilizada no cálculo da severidade poderá ser repetida nas próximas semanas, meses e anos, no intuito de avaliar o grau de regeneração das espécies afetadas e a evolução da própria paisagem, pelo que o trabalho desenvolvido deverá ter continuidade no futuro.


Nota importante
Os dados aqui apresentados não têm caráter oficial e correspondem a um estudo que pretende demonstrar as potencialidades dos dados abertos que se encontram à disposição das entidades e dos cidadãos em geral, nomeadamente no domínio da Observação da Terra. Por esse motivo, o autor não se responsabiliza por qualquer tipo de utilização que deles seja feita, para além da atrás exposta.

Referências

COMMENTS

BLOGGER: 1
  1. O blogue fogos2017.blogspot.com apresenta imagens de satélite de alta-resolução (10 metros/pixel) dos fogos que ocorreram em Portugal em 2017. São centenas de imagens a cores, muito detalhadas, do "Antes e Depois" dos incêndios (mostram a mesma zona lado a lado, antes e depois do fogo). As imagens ajudam a perceber a dimensão dos fogos e o seu impacto nas populações.

    ResponderEliminar

Blogger TemplatesMy Blogger TricksAll Blogger Tricks
Nome

Alterações Climáticas,4,Alto Minho,11,Crónicas,3,Destaques,9,Fogo Prescrito,9,Formação,2,Gestão Florestal,2,Incêndios Florestais,43,Meteorologia,11,Opinião,3,Prevenção,10,Técnica,9,Tecnologia,8,Uso do Fogo,7,
ltr
item
Fogos Florestais: Área Ardida e Danos Provocados pelos Incêndios de Pedrógão Grande e Góis
Área Ardida e Danos Provocados pelos Incêndios de Pedrógão Grande e Góis
https://3.bp.blogspot.com/-u123KRF5a5I/WWYnsoVKVrI/AAAAAAAABaE/jIka-H3oNjcsdrTstP32Z8WuJ4jYrg-hwCLcBGAs/s400/1_Imagem_Landsat_7_2017_06_23_RGB743.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-u123KRF5a5I/WWYnsoVKVrI/AAAAAAAABaE/jIka-H3oNjcsdrTstP32Z8WuJ4jYrg-hwCLcBGAs/s72-c/1_Imagem_Landsat_7_2017_06_23_RGB743.jpg
Fogos Florestais
http://www.fogosflorestais.pt/2017/07/area-ardida-e-danos-provocados-pelos.html
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/2017/07/area-ardida-e-danos-provocados-pelos.html
true
6556109416670895325
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content