Manuais

Manual de Leitura de Mapas e de Orientação para Combatentes de Incêndios Florestais


Navegar com carta e bússola é pois, uma função essencial que se estende a todos os combatentes e muito especialmente a quem assume o Comando de Operações e Socorro. Apesar da existência das novas tecnologias, hoje muito utilizadas e ao alcance de todos, como o GPS (Global Position System) e de softwares como o Google Earth, a interpretação cartográfica e a utilização adequada da bússola continuam a ser essenciais e necessárias.

A confiança e segurança na manipulação de cartas e na navegação terrestre advêm com a formação e com prática e experiência em diversas situações e com níveis diversos de dificuldade. Uma boa interpretação cartográfica por parte dos combatentes melhora as acções de combate aos incêndios, auxiliando na previsão do comportamento do fogo e na definição de estratégias e inclusive pode evitar acidentes e mortes.

Este caderno é uma introdução à interpretação cartográfica e à navegação terrestre para combatentes de incêndios florestais, procurando dar a conhecer as técnicas mais usuais e operacionais. Começaremos o caderno com a interpretação cartográfica, abordando a leitura das cartas topográficas. Seguidamente, aborda os sistemas de localização geográfica como a latitude e longitude e Universal Transverse Mercator (UTM).

Finalmente, serão descritos os métodos básicos sobre como usar a bússola e sobre a navegação com carta e bússola – ferramentas essenciais de cada combatente. No final do caderno, encontram-se diversos exercícios, ferramentas úteis aos combatentes e o glossário.

Veja abaixo o "Manual Completo". Para recebê-lo GRATUITAMENTE, apenas peça-o através do Menu » Contato



Manual Operacional do Rescaldo. Construção Segura de Faixas de Contenção

Este segundo manual formativo é dedicado a um tema de vital importância para o sucesso das manobras de combate – o Rescaldo. Apesar de todos combatentes concordarem com a necessidade do rescaldo, a larga maioria continua a sobrevalorizar o uso da água como único meio para garantir a operação de extinção do fogo. Realmente, a disponibilidade de água é uma óptima condição para fazer uso dela num incêndio florestal, mas o seu uso exclusivo em combate tem demonstrado ao longo dos anos que não constitui uma garantia de sucesso, conferindo uma falsa segurança no seu abundante uso. Sem dúvida alguma a operação de rescaldo, bem como o combate com recurso a ferramentas manuais, constitui um trabalho de elevadíssima importância que parece cair na subvalorização e isso reflecte-se numa alta taxa anual de reacendimentos. Segundo dados do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e se apenas considerarmos os grandes incêndios florestais ocorridos nos anos 2009 e 2010, a taxa de GIF’s com origem em reacendimentos foi de 8% no primeiro ano e de 17% no segundo ano. Em 2011 os reacendimentos representaram 14,8% do total das ocorrências. Neste Manual (Caderno Formativo) reúne-se a máxima informação sobre a Operação de Rescaldo, bem como a construção de linhas de defesa com ferramentas manuais e com recurso a máquinas de rastos. Procurou-se uma linguagem simples e acessível e o recurso a um vasto conjunto de imagens por forma a facilitar a interpretação. Pretendeu-se com este Manual disponibilizar a todos os combatentes informação relativamente a temas que actualmente se debatem nas diversas instruções de preparação para a época de incêndios, pelo que se abrangem os mais diversos assuntos deste âmbito: o Rescaldo e os Reacendimentos; Segurança; Conceitos; Localização da Linha de Defesa; Ferramentas Manuais, Técnicas Construção da Linha de Defesa, Princípios Básicos da Operação de Rescaldo; o uso da Água no Rescaldo, e a Construção de Linhas de Defesa com Máquinas de Rastos (Bulldozer).

Veja abaixo o "Manual Completo". Para recebê-lo GRATUITAMENTE, apenas peça-o através do Menu » Contato



COMMENTS

BLOGGER: 1
  1. Emanuel boa tarde. Muito bom o material, gostaria de poder utilizá-lo como referência em cursos,
    att
    Anderson

    ResponderEliminar

Blogger TemplatesMy Blogger TricksAll Blogger Tricks
Nome

ltr
static_page
Fogos Florestais: Manuais
Manuais
Fogos Florestais
http://www.fogosflorestais.pt/p/manuais.html
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/p/manuais.html
true
6556109416670895325
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content