Por: Emanuel Oliveira No dia 31 de outubro de 2015, decorreram as Primeiras Jornadas Técnicas promovidas pela Federação dos Bombeiros do ...
Por: Emanuel Oliveira
No dia 31 de outubro de 2015, decorreram as Primeiras Jornadas Técnicas promovidas pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu. Nestas jornadas tive a oportunidade de expôr um panorama que nos afectará a todos futuramente no Sul da Europa e, em particular, Portugal. Os GIF's já têm afectado o território, no entanto as mudanças sofridas nos últimos anos, ao nível do clima, do uso e da ocupação dos solos e as mudanças sócioeconómicas vão reflectir-se no potenciar da ocorrência deste tipo de incêndios.
A apresentação aborda os Grandes Incêndios Florestais, os quais são cada vez mais recorrentes, dando como exemplo o território português do Alto Minho. Como lidar com os GIF's? Esta é uma questão que nos obriga a repensar toda a política de prevenção e a formação dos nossos combatentes.
Aqui fica vídeo que demonstra um comportamento de um GIF, ocorrido no ano 2013 (21/09/2013), na Serra do Marão (Aboadela), cuja área ardida foi de 700 hectares (aprox) e que demonstra a importância da análise e monitorização meteorológica para a predição do comportamento do fogo.
Situação sinóptica observada |
COMMENTS