Vegetation Condition Index (VCI): Incêndios Florestais

A NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration) é um organismo estatal dos EUA sob a dependência do Departamento de Comércio dos ...

A NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration) é um organismo estatal dos EUA sob a dependência do Departamento de Comércio dos Estados Unidos e cujas atividades centram-se na monitorização dos oceanos e da atmosfera.
O Centro de Aplicações e Investigação por Satélite (STAR) é o braço científico do Serviço Nacional de Informação Satélite e Dados Ambientais (NESDIS) que gere os satélites ambientais para a NOAA.
A Saúde da Vegetação (Vegetation Health) é um sistema NOAA/NEDIS que estima o estado de saúde da vegetação, a condição de humidade, a condição térmica e produtos de análise derivados.

O VHI (Vegetation Health Indices) é obtido a partir da radiância observada pelo sensor AVHRR instalado nos satélites (NOAA-7, 9, 11, 14, 16, 18 e 19 e VIIRS).
Os produtos VH da AVHRR foram produzidos a partir do conjunto de dados da cobertura de área global (GAC) da NOAA / NESDIS para o período de 1981 até ao presente. Os dados e imagens têm 4 km de resolução espacial e 7 dias de resolução temporal.
Os produtos VH da VIIRS também foram processados ​​de 2012 até ao presente (resolução de 1km, composto de 7 dias).

Os produtos VH podem ser utilizados como dados aproximados para a monitoração do estado da vegetação, da seca, da saturação do solo, da humidade e das condições térmicas, do risco de incêndio, estado fenológico, fração de vegetação, início/final do crescimento vegetativo, desertificação, espécies invasoras, recursos ecológicos, degradação da terra, etc..

Seguidamente apresenta-se o Índice de Condição de Vegetação (VCI - Vegetation Condition Index) para o Alto Minho.
O VCI é obtido a partir de radiações calibradas pré e pós-lançamento convertidas para o Índice de Vegetação com Diferença Normalizada sem ruído (NDVI = (NIR-VIS) / (NIR + VIS)).
O VCI expressa-se como anomalia do NDVI relativa à climatologia de 25 anos, estimada com base nas leis biofísicas e ecossistémicas (lei do mínimo, lei de tolerância e capacidade de carga). Este índice é uma aproximação para a condição de humidade.
Dados comparativos dos diversos produtos do VHI para a semana 11 dos anos 2015, 2016 e 2017
Ao observarmos os dados referentes ao VCI, ao estado de stresss e de saúde da vegetação (Stressed and Healthy Vegetation) e ao estado de stress da humidade (Moisture Stress) para a mesma data nos últimos 3 anos (2015, 2016 e 2017), verificamos um estado de agravamento em todos os índices no território do Alto Minho. É notável um agravamento generalizado no território, com exceção da zona litoral que abrange os concelhos de Caminha e de Viana do Castelo. Os concelhos que apresentam maiores situações de stress são nitidamente os situados no interior. Ao nível do produto Moisture Stress, o concelho de Ponte da Barca não parece sofrer perdas de humidade na vegetação, o mesmo não ocorre com os concelhos confinantes de Arcos de Valdevez e de Ponte de Lima que apresentam vastas áreas em situações de elevado stress. Destaca-se igualmente o concelho de Paredes de Coura com um agravamento histórico de stress vegetativo em todos os produtos do VHI.

A reduzida pluviometria do inverno 2016/2017 que finda no próximo dia 20 de Março, o qual segundo o IPMA classificou-se normal em relação à temperatura e seco quanto à quantidade de precipitação, poderá estar por detrás deste agravamento.
Temperatura e precipitação no inverno 2016/17 (período 1931/32-2016/17). Fonte: IPMA
Consequentemente, o território tem que estar preparado para o aumento antecipado do número de incêndios florestais caso a Primavera 2017 registe a tendência da estação antecedente. O número de ocorrências dos últimos dias não é algo que nos surpreenda tendo em conta os dados observados em relação ao VHI, à meteorologia e ao uso tradicional do fogo.
1- Queima em Giestal; 2 - Queima em Silvado; 3 - Cor da coluna de fumo numa encosta SW
Igualmente, como se pode observar nas fotos acima, regista-se uma mudança no comportamento do fogo manifestado durante as ações de queima prescrita realizadas nas últimas semanas (fevereiro até à presente data), onde os combustíveis florestais apresentam-se muito suscetíveis ao fogo e as colunas de fumo (3) comprovam importantes perdas de humidade, quando comparados com anos anteriores. Especial destaque vai para o giestal (1) e silvado (2) que arde intensamente como se estivesse a arder em alto verão.
Ocorrências com mais 1 hectare registadas entre o 21 de dezembro de 2016 e 18 de março de 2017
Como se pode verificar pela localização das ocorrências que deram origem a incêndios florestais neste inverno 2016/2017, a larga maioria concentra-se nas zonas identificadas com índices mais elevados de stress vegetativo em todos os produtos VHI elaborados pela NOAA STAR.
O seguimento e monitorização do VHI poderá ser útil na previsão da época de incêndios florestais, obviamente associando a evolução meteorológica e a concentração de ocorrências, com destaque para o Heat Map produzido e publicado pelo ICNF.



COMMENTS

Blogger TemplatesMy Blogger TricksAll Blogger Tricks
Nome

Alterações Climáticas,4,Alto Minho,9,Crónicas,3,Destaques,5,Fogo Prescrito,7,Formação,2,Gestão Florestal,2,Incêndios Florestais,40,Meteorologia,11,Opinião,3,Prevenção,10,Técnica,9,Tecnologia,8,Uso do Fogo,3,
ltr
item
Fogos Florestais: Vegetation Condition Index (VCI): Incêndios Florestais
Vegetation Condition Index (VCI): Incêndios Florestais
https://1.bp.blogspot.com/-OhLKV2cnKf4/WM2XbOHWFuI/AAAAAAAABQk/d7qMPYWzM6Y7oX_6OXI--p2GjT_io1PNACLcB/s640/StressedVegetation_11Mar2017.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-OhLKV2cnKf4/WM2XbOHWFuI/AAAAAAAABQk/d7qMPYWzM6Y7oX_6OXI--p2GjT_io1PNACLcB/s72-c/StressedVegetation_11Mar2017.jpg
Fogos Florestais
http://www.fogosflorestais.pt/2017/03/vegetation-condition-index-vci.html
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/2017/03/vegetation-condition-index-vci.html
true
6556109416670895325
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content