Vegetation Condition Index (VCI): IncĂȘndios Florestais

A NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration) Ă© um organismo estatal dos EUA sob a dependĂȘncia do Departamento de ComĂ©rcio dos ...

A NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration) Ă© um organismo estatal dos EUA sob a dependĂȘncia do Departamento de ComĂ©rcio dos Estados Unidos e cujas atividades centram-se na monitorização dos oceanos e da atmosfera.
O Centro de AplicaçÔes e Investigação por Satélite (STAR) é o braço científico do Serviço Nacional de Informação Satélite e Dados Ambientais (NESDIS) que gere os satélites ambientais para a NOAA.
A SaĂșde da Vegetação (Vegetation Health) Ă© um sistema NOAA/NEDIS que estima o estado de saĂșde da vegetação, a condição de humidade, a condição tĂ©rmica e produtos de anĂĄlise derivados.

O VHI (Vegetation Health Indices) é obtido a partir da radiùncia observada pelo sensor AVHRR instalado nos satélites (NOAA-7, 9, 11, 14, 16, 18 e 19 e VIIRS).
Os produtos VH da AVHRR foram produzidos a partir do conjunto de dados da cobertura de ĂĄrea global (GAC) da NOAA / NESDIS para o perĂ­odo de 1981 atĂ© ao presente. Os dados e imagens tĂȘm 4 km de resolução espacial e 7 dias de resolução temporal.
Os produtos VH da VIIRS tambĂ©m foram processados ​​de 2012 atĂ© ao presente (resolução de 1km, composto de 7 dias).

Os produtos VH podem ser utilizados como dados aproximados para a monitoração do estado da vegetação, da seca, da saturação do solo, da humidade e das condiçÔes tĂ©rmicas, do risco de incĂȘndio, estado fenolĂłgico, fração de vegetação, inĂ­cio/final do crescimento vegetativo, desertificação, espĂ©cies invasoras, recursos ecolĂłgicos, degradação da terra, etc..

Seguidamente apresenta-se o Índice de Condição de Vegetação (VCI - Vegetation Condition Index) para o Alto Minho.
O VCI Ă© obtido a partir de radiaçÔes calibradas prĂ© e pĂłs-lançamento convertidas para o Índice de Vegetação com Diferença Normalizada sem ruĂ­do (NDVI = (NIR-VIS) / (NIR + VIS)).
O VCI expressa-se como anomalia do NDVI relativa à climatologia de 25 anos, estimada com base nas leis biofísicas e ecossistémicas (lei do mínimo, lei de tolerùncia e capacidade de carga). Este índice é uma aproximação para a condição de humidade.
Dados comparativos dos diversos produtos do VHI para a semana 11 dos anos 2015, 2016 e 2017
Ao observarmos os dados referentes ao VCI, ao estado de stresss e de saĂșde da vegetação (Stressed and Healthy Vegetation) e ao estado de stress da humidade (Moisture Stress) para a mesma data nos Ășltimos 3 anos (2015, 2016 e 2017), verificamos um estado de agravamento em todos os Ă­ndices no territĂłrio do Alto Minho. É notĂĄvel um agravamento generalizado no territĂłrio, com exceção da zona litoral que abrange os concelhos de Caminha e de Viana do Castelo. Os concelhos que apresentam maiores situaçÔes de stress sĂŁo nitidamente os situados no interior. Ao nĂ­vel do produto Moisture Stress, o concelho de Ponte da Barca nĂŁo parece sofrer perdas de humidade na vegetação, o mesmo nĂŁo ocorre com os concelhos confinantes de Arcos de Valdevez e de Ponte de Lima que apresentam vastas ĂĄreas em situaçÔes de elevado stress. Destaca-se igualmente o concelho de Paredes de Coura com um agravamento histĂłrico de stress vegetativo em todos os produtos do VHI.

A reduzida pluviometria do inverno 2016/2017 que finda no próximo dia 20 de Março, o qual segundo o IPMA classificou-se normal em relação à temperatura e seco quanto à quantidade de precipitação, poderå estar por detrås deste agravamento.
Temperatura e precipitação no inverno 2016/17 (período 1931/32-2016/17). Fonte: IPMA
Consequentemente, o territĂłrio tem que estar preparado para o aumento antecipado do nĂșmero de incĂȘndios florestais caso a Primavera 2017 registe a tendĂȘncia da estação antecedente. O nĂșmero de ocorrĂȘncias dos Ășltimos dias nĂŁo Ă© algo que nos surpreenda tendo em conta os dados observados em relação ao VHI, Ă  meteorologia e ao uso tradicional do fogo.
1- Queima em Giestal; 2 - Queima em Silvado; 3 - Cor da coluna de fumo numa encosta SW
Igualmente, como se pode observar nas fotos acima, regista-se uma mudança no comportamento do fogo manifestado durante as açÔes de queima prescrita realizadas nas Ășltimas semanas (fevereiro atĂ© Ă  presente data), onde os combustĂ­veis florestais apresentam-se muito suscetĂ­veis ao fogo e as colunas de fumo (3) comprovam importantes perdas de humidade, quando comparados com anos anteriores. Especial destaque vai para o giestal (1) e silvado (2) que arde intensamente como se estivesse a arder em alto verĂŁo.
OcorrĂȘncias com mais 1 hectare registadas entre o 21 de dezembro de 2016 e 18 de março de 2017
Como se pode verificar pela localização das ocorrĂȘncias que deram origem a incĂȘndios florestais neste inverno 2016/2017, a larga maioria concentra-se nas zonas identificadas com Ă­ndices mais elevados de stress vegetativo em todos os produtos VHI elaborados pela NOAA STAR.
O seguimento e monitorização do VHI poderĂĄ ser Ăștil na previsĂŁo da Ă©poca de incĂȘndios florestais, obviamente associando a evolução meteorolĂłgica e a concentração de ocorrĂȘncias, com destaque para o Heat Map produzido e publicado pelo ICNF.



COMMENTS

Blogger TemplatesMy Blogger TricksAll Blogger Tricks
Nome

AlteraçÔes ClimĂĄticas,4,Alto Minho,11,CrĂłnicas,3,Destaques,9,Fogo Prescrito,9,Formação,2,GestĂŁo Florestal,2,IncĂȘndios Florestais,43,Meteorologia,11,OpiniĂŁo,3,Prevenção,10,TĂ©cnica,9,Tecnologia,8,Uso do Fogo,7,
ltr
item
Fogos Florestais: Vegetation Condition Index (VCI): IncĂȘndios Florestais
Vegetation Condition Index (VCI): IncĂȘndios Florestais
https://1.bp.blogspot.com/-OhLKV2cnKf4/WM2XbOHWFuI/AAAAAAAABQk/d7qMPYWzM6Y7oX_6OXI--p2GjT_io1PNACLcB/s640/StressedVegetation_11Mar2017.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-OhLKV2cnKf4/WM2XbOHWFuI/AAAAAAAABQk/d7qMPYWzM6Y7oX_6OXI--p2GjT_io1PNACLcB/s72-c/StressedVegetation_11Mar2017.jpg
Fogos Florestais
http://www.fogosflorestais.pt/2017/03/vegetation-condition-index-vci.html
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/2017/03/vegetation-condition-index-vci.html
true
6556109416670895325
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content