Autores: Kamilia Palu and Mark Mooney Traduzido por: Emanuel Oliveira Fonte: 7News Australia Pela importância das imagens e dos ...
Autores: Kamilia Palu and Mark Mooney
Traduzido por: Emanuel Oliveira
Fonte: 7News
Australia
Pela importância das imagens e dos testemunhos, deixo aqui esta crónica jornalistica do órgão informativo australiano 7News, publicado no dia 25 de janeiro de 2016.
As seguintes cenas são de parar o coração, captadas no momento em que uma equipa de bombeiros composta por cinco elementos fica encurralada num muro de chamas enquanto se dirigia para combater um incêndio no Sul da Austrália.
A equipa de bombeiros de South Australian Country Fire Service estava a caminho do incêndio para ajudar a proteger o pequeno município de Woolsheds, a 65 km ao norte de Adelaide, no dia 25 de novembro de 2015.
À medida que os bombeiros se aproximam da cidade de Pinery, o fumo já é espessor. Foto: 7 News |
À medida que os homens se aproximavam da cauda do incêndio, uma mudança súbita de vento virou o fogo, girando-o e conduzindo-o diretamente a eles.
Os homens nunca chegaram a Woolsheds.
A visão angustiante mostra uma nuvem escura extendendo-se rapidamente pelo ar, seguida imediatamente pelo “rosto de fogo do inferno”.
O vento muda de direção e em poucos segundos o céu fica negro. Foto: 7 News |
Ouvem-se gritos de pânico. Com o muro de fogo encurralando-os, os homens sentam-se e esperam que os minutos passem. Antes da intensidade, dois bombeiros tinham saído do veículo de combate para ligar a motobomba. Com o vento agitando o veículo e as chamas chegando perigosamente perto, o comandante emite um pedido de socorro, temendo pela vida dos seus homens.
Em pânico o primeiro veículo faz inversão de marcha quando as chamas atingem a borda da estrada. Foto: 7 News |
Um dos bombeiros, Brenton Eden, disse à 7News que este fogo era diferente de qualquer outro onde já tinha estado.
"Nunca vi um comportamento do fogo assim em toda a minha carreira", disse ele.
"Ainda estou admirado deles terem saído sem ferimentos."
Os homens ficaram chocados com o comportamento do fogo, que deixou restos carbonizados no seu caminho. Foto: 7 News |
"O fogo passou muito rapidamente por causa restolho. Tal não teria acontecido caso a equipa se encontra-se num incêndio florestal ou de matos", disse Eden.
O CFS (Country Fire Service ) diz que o incidente serve como um aviso para os fazendeiros saírem mais cedo.
COMMENTS