Este verão pode ser o pior de sempre em incêndios

Faltam apenas três semanas para a fase mais crítica de incêndios (conhecida como ‘Charlie’) começar. O inverno chuvoso que se fez sentir a...

Faltam apenas três semanas para a fase mais crítica de incêndios (conhecida como ‘Charlie’) começar. O inverno chuvoso que se fez sentir aumentou o crescimento de combustíveis e as temperaturas altas que se avizinham podem causar grandes dificuldades aos bombeiros já nos próximos dias, avança o i.

Se 2013 foi quente, 2014 espera-se ainda mais. A Organização Meteorológica Mundial prevê os próximos meses apresentem temperaturas mais elevadas do que as registadas no ano passado e a iminência dos incêndios volta a preocupar.

De acordo com o jornal i, faltam apenas três semanas para a fase mais crítica de incêndios (conhecida como ‘Charlie’) começar e inverno chuvoso que se fez sentir (que levou a um crescimento de combustíveis) aliado às temperaturas altas que se avizinham podem causar grandes dificuldades aos bombeiros já nos próximos dias.

Embora o investimento do Governo este ano seja mais elevado, o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, admite que os bombeiros estão “preocupados”, uma vez que “este ano há muito combustível, o que ajuda a propagação dos incêndios”.

No que toca à prevenção de fogos, mesmo os que apresentam mão criminosa, o responsável confessa que “continua a haver um mau planeamento e um mau ordenamento da floresta, resultado de más políticas nacionais”.

Além do combustível produzidos, das temperaturas altas dos próximos dias, Jaime Marta Sores lamenta ainda o facto de existirem ainda muitas matas por limpar.

Para este ano, destaca o i, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais conta com um reforço de mais 250 bombeiros e quatro meios aéreos. Além disso, cada operacional terá guias de bolso e manuais de segurança.


Para a fase mais crítica, entre 1 de julho e 30 de setembro, estarão no terreno 2.220 equipas de diferentes forças, 9.697 elementos, 2.027 veículos e ainda 49 meios aéreos.


Observação Particular: Mais uma vez aqui se prova que a receita continua a ser a mesma - investimento e reforço do dispositivo de extinção. Por outro lado, ao nível da prevenção estrutural nada há a declarar, porque pouco se investiu! Se apenas fossem investidos 50% na prevenção estrutural (execução da rede primária, execução de faixas de protecção de aglomerados, criação de mosaicos, beneficiação da rede viária e de pontos de água) daquilo que se investe no dispositivo de combate, com certeza que não existiriam declarações como as proferidas pelo presidente da Liga de Bombeiros.

COMMENTS

Blogger TemplatesMy Blogger TricksAll Blogger Tricks
Nome

Alterações Climáticas,4,Alto Minho,11,Crónicas,3,Destaques,9,Fogo Prescrito,9,Formação,2,Gestão Florestal,2,Incêndios Florestais,43,Meteorologia,11,Opinião,3,Prevenção,10,Técnica,9,Tecnologia,8,Uso do Fogo,7,
ltr
item
Fogos Florestais: Este verão pode ser o pior de sempre em incêndios
Este verão pode ser o pior de sempre em incêndios
http://2.bp.blogspot.com/-LIFgNB-Breg/U5Yez1pKmKI/AAAAAAAAA0Q/qEB9g-LcRxw/s1600/calor.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-LIFgNB-Breg/U5Yez1pKmKI/AAAAAAAAA0Q/qEB9g-LcRxw/s72-c/calor.jpg
Fogos Florestais
http://www.fogosflorestais.pt/2014/06/este-verao-pode-ser-o-pior-de-sempre-em.html
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/2014/06/este-verao-pode-ser-o-pior-de-sempre-em.html
true
6556109416670895325
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content