Para quem tem valor a Floresta? O que nos diz o relatório do ICNF?

Antes de partirmos para dados referentes aos incêndios florestais e ao combate, vamos deter-nos em alguns dados sobre o valor da floresta em...

Antes de partirmos para dados referentes aos incêndios florestais e ao combate, vamos deter-nos em alguns dados sobre o valor da floresta em Portugal.

Ao nível da Europa e mesmo mundial, Portugal é um país especializado em actividades silvícolas, sendo um dos estados membros da União Europeia onde o sector florestal assume um maior peso no PIB (2%).
Incêndio causado por "incendiarismo" em pinhal regenerado. Qual o motivo?
A floresta é a base de uma importante fileira industrial que confere a Portugal, assumir o papel de exportador de produtos florestais, somente sendo ultrapassado pela Suécia e pela Finlândia). Cerca de 10% das exportações têm origem nesta fileira florestal.

A floresta gera 180 mil postos de trabalho em mais de 7 mil empresas e, não estamos a considerar a área do combate, apenas na área da produção.
Segundo os dados do Inventário Florestal os espaços florestais ocupam dois terços da área total do país (o equivalente a 8,9 milhões de hectares). (Fonte: Portucel/Soporcel)

Ou seja, todos concluímos que a Floresta tem valor e um considerável peso na economia do país, no entanto os dados do último Relatório Provisório de Incêndios Florestais, reflectem uma terrível subvalorização. Os dados deste ano, à semelhança de anos anteriores contrariam o valor da floresta para a economia, para uma sociedade em crise. Por outro pode levar a uma perigosa especulação de quem realmente ganha com os incêndios florestais, uma vez que a fileira florestal industrial perde valor ano após ano pela destruição de floresta produtiva. Então quem ganha? Porque arde?

O Relatório Provisório de Incêndios Florestais, de 01 de janeiro a 30 de setembro, elaborado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, aponta para dados muito preocupantes no cumprimento das metas previstas no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Segundo o Relatório Provisório a área ardida ultrapassou a meta dos 100 000 hectares/ano e o número de ocorrências foi cerca de 19 000 ocorrências. O pior dado, no que respeita ao combate, vai para o número de reacendimentos, pois cerca de 6% das ocorrências no território nacional teve origem em reacendimentos.

  • Face aos números deste último relatório será que o investimento na área do combate, nos mesmos moldes e com o incremento apresentado pelo MAI a meio da campanha justifica-se?
  • Num país em crise, em que o sector florestal contribui cerca de 2% do PIB, o investimento no combate tem sido eficiente?
  • Mais de 100 milhões de euros foram gastos este ano pela ANPC no dispositivo de combate. Quanto foi gasto na prevenção estrutural e nas acções de gestão, apenas nas matas comunitárias (baldios)?

Seguidamente transcrevem-se algumas anotações do Relatório do ICNF:

A base de dados nacional de incêndios florestais regista, no período compreendido entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2013, um total de 18.850 ocorrências (3.504 incêndios florestais e 15.346 fogachos) que resultaram em 134.964 hectares. Até à data registaram-se 1.155 reacendimentos.
O maior incêndio de 2013, registado até à data, teve início no dia 9 de julho no local de Picões, concelho de Alfândega da Fé (Bragança), afetando uma área estimada de 14.912 hectares, dos quais 11.980 hectares em espaços florestais (3.208 hectares de povoamentos e 8.772 hectares de matos).
A figura 1 apresenta as áreas ardidas cartografadas à data de 30 de setembro, pelo Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia (EFFIS-JRC/CE).
Quadro 1 – Número de ocorrências e correspondente área ardida, por ano, entre 1 de janeiro e 30 de setembro (Reac. – reacendimentos)
ANÁLISE POR DISTRITO

Da análise por distrito destaca-se com o maior número de ocorrências o distrito do Porto (5.889), seguido de Braga (2.015) e Viseu (1.902). Em qualquer um dos casos as ocorrências são maioritariamente fogachos, ou seja, ocorrências de pequena dimensão que não ultrapassam 1 hectare de área ardida. No caso específico do distrito do Porto a percentagem de fogachos, face ao total das ocorrências do distrito, é de 88% (quadro 2).
Viseu é o distrito com mais área ardida registando, até à data, cerca de 34.764 hectares de espaços florestais ardidos. Segue-se Vila Real e Bragança com 22.613 hectares e 21.010 hectares ardidos, respetivamente.

O maior número de reacendimentos regista-se no distrito de Viana do Castelo, com 314 casos (cerca de 27% do total), seguido do Porto com 285 reacendimentos (aproximadamente 25% do total).

Quadro 2 – Número de ocorrências e área ardida, por distrito, entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2013
Será que não se protege algo a que não se dá o real valor, ou realmente outros valores mais altos se levantam?

COMMENTS

Blogger TemplatesMy Blogger TricksAll Blogger Tricks
Nome

Alterações Climáticas,4,Alto Minho,11,Crónicas,3,Destaques,9,Fogo Prescrito,9,Formação,2,Gestão Florestal,2,Incêndios Florestais,43,Meteorologia,11,Opinião,3,Prevenção,10,Técnica,9,Tecnologia,8,Uso do Fogo,7,
ltr
item
Fogos Florestais: Para quem tem valor a Floresta? O que nos diz o relatório do ICNF?
Para quem tem valor a Floresta? O que nos diz o relatório do ICNF?
http://4.bp.blogspot.com/-1TP-m5n3oGA/UlwX1G1lFZI/AAAAAAAAAnw/8TMFLLKvedQ/s1600/1-DSCF2291.JPG
http://4.bp.blogspot.com/-1TP-m5n3oGA/UlwX1G1lFZI/AAAAAAAAAnw/8TMFLLKvedQ/s72-c/1-DSCF2291.JPG
Fogos Florestais
http://www.fogosflorestais.pt/2013/10/para-quem-tem-valor-floresta-o-que-nos.html
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/2013/10/para-quem-tem-valor-floresta-o-que-nos.html
true
6556109416670895325
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content