Incêndio Florestal de Candemil - Vª Nª de Cerveira

Relatório do Incêndio Florestal de Candemil, de 27/08/2013, de 50,3 hectares Resumo técnico da análise sobre o comportamento do fogo e estr...

Relatório do Incêndio Florestal de Candemil, de 27/08/2013, de 50,3 hectares
Resumo técnico da análise sobre o comportamento do fogo e estratégia no incêndio
Ficha Técnica do Incêndio
Elementos a destacar
Flanco Direito no Ataque Inicial

  • O incêndio inicia-se junto a um caminho florestal numa linha de água, cujo combustível é 90% pinheiro-bravo regenerado com elevada densidade, com cerca de 7 anos de idade.
  • Inicialmente propaga-se por encosta à sombra, pela ação dominante do declive e pelo vento de Noroeste.
  • O incêndio progrediu a grande velocidade até atingir a cumeada, principalmente quando deixou a zona de sombra e entrou na zona exposta ao Sol e ao Vento de Noroeste. 
  • Na cumeada, onde existem afloramentos rochosos, permitiu que a primeira equipa de extinção chegada aquela zona conseguisse controlar a propagação evitando o cruzamento da encosta. (Note-se: vento favorável, paralelo à linha de cumeada).
Estratégia e Potencial
Carta de Análise do Incêndio e de Implantação da Área Ardida
  • Trata-se de um incêndio sobre pinhal denso regenerado (Pinus pinaster), cujo principal factor de propagação foi o declive, inicialmente.
  • Quando a cabeça do incêndio alcançou a zona exposta ao Sol, mais alta, ficou sobre a influência do vento de Noroeste, o que permitiu a sua abertura, correndo o incêndio paralelo à cumeada da Serra da Salgosa.
  • Os obstáculos à progressão do incêndio, determinantes para a manobra de extinção foram a rochosa cumeada e o cortafogo construído em 2009 no âmbito do PMDFCI, com cerca de 20 metros de largura e que compartimenta a densa mancha de pinhal regenerado.
  • O máximo potencial deste incêndio deu-se quando a cabeça atingiu a cumeada e a existência de combustível seco e alterações da direção e intensidade do vento potenciavam a geração de focos secundários.
  • A estratégia era evitar o cruzamento da encosta e a passagem do cortafogo.
  • Flanco Direito e Cabeça atingem cumeada (ULC evita cruzamento para a encosta oposta)
  • Incêndio com potencial para dar origem a um GIF, devido às condições topográficas, modelo e estado do combustível e condições meteorológicas (Triângulo de Ambiente de Fogo).
Manobras
Carta de Estratégia e Manobras

  • Na chegada ao incêndio opta-se por atacar desde a cauda o flanco esquerdo que progredia com dificuldade, devido à alta intensidade e por se encontrar à sombra.
Ataque com linha de mangueiras (CB VN Cerveira/ECIN Caminha)

  • O flanco direito evoluía contra vento em direção a um corta fogos construído em 2009, no âmbito do PMDFCI.
  • Tentou-se inicialmente chegar pelo flanco esquerdo à cabeça, afim de evitar o cruzamento de um caminho florestal que inicia no cortafogo. Sendo impossível, a equipa que atuava no flanco esquerdo avança para a cumeada, aproveitando o vento paralelo e evitando o cruzamento da encosta. 
Chegada da equipa GIPS para Ataque Inicial (flanco e cabeça)

  • Chegados mais meios terrestres (VFCI’s) ao TO (Teatro de Operações), foram disponibilizados na cumeada com o objectivo de evitar que o incêndio muda-se de encosta.
  • A decisão proposta ao COS foi proceder a fogo tático no corta-fogo situado a sudeste, cerca de 1200 metros. No entanto, uma vez que existia algum tempo procurou-se extinguir a cabeça com o apoio de um meio aéreo (Helicóptero Ligeiro Bombardeiro).
  • Descarga do meio aéreo sobre a cabeça
  • Face ao insucesso de extinção da manobra com apoio aéreo e aproveitando a mudança da direção do vento, em cerca de 90º, procedeu-se ao início da manobra de fogo tático quando o flanco direito que progredia limitando a cumeada alcançou o cortafogo.
  • A dificuldade esteve na distância a percorrer, no acentuado declive e na instalação de linha de mangueiras em toda a extensão do cortafogo, com o objectivo de evitar a propagação por projeções.
  • Deram-se 3 focos secundários na extensão da cumeada que rapidamente foram extintos, não permitindo o alargamento da área do incêndio.
Conclusões Técnicas e Operacionais

Equipa da Unidade Local de Covas (ULC),
procurando evitar o cruzamento da encosta
  1. A existência dos cortafogos (Faixas de Interrupção de Combustível - FIC) e de caminhos beneficiados no âmbito do PMDFCI (Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios) foram cruciais para o apoio às manobras.
  2. As equipas envolvidas sobre o comando do CB de Vª Nª de Cerveira soube aproveitar as infraestruturas de apoio, de modo adequado e atempadamente, evitando o aumento da área ardida.
  3. As manobras foram executadas de acordo com a estratégia definida.

Neste incêndio estiveram envolvidas as seguintes unidades de combate:
  • Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira
  • Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora
  • Bombeiros Voluntários de Caminha
  • Equipa GIPS/GNR do CMA de Arcos de Valdevez
  • Equipa de Sapadores Florestais de Vª Nª de Cerveira
  • Equipa da Unidade Local de Covas
Emanuel de Oliveira
Técnico de DFCI

COMMENTS

Blogger TemplatesMy Blogger TricksAll Blogger Tricks
Nome

Alterações Climáticas,4,Alto Minho,11,Crónicas,3,Destaques,9,Fogo Prescrito,9,Formação,2,Gestão Florestal,2,Incêndios Florestais,43,Meteorologia,11,Opinião,3,Prevenção,10,Técnica,9,Tecnologia,8,Uso do Fogo,7,
ltr
item
Fogos Florestais: Incêndio Florestal de Candemil - Vª Nª de Cerveira
Incêndio Florestal de Candemil - Vª Nª de Cerveira
http://1.bp.blogspot.com/-_h5IvKdzk1g/Ulb-2YlLGrI/AAAAAAAAAMY/rgmBGhY_-Uw/s1600/FICHA_IF+CANDEMIL.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-_h5IvKdzk1g/Ulb-2YlLGrI/AAAAAAAAAMY/rgmBGhY_-Uw/s72-c/FICHA_IF+CANDEMIL.jpg
Fogos Florestais
http://www.fogosflorestais.pt/2013/10/incendio-florestal-de-candemil.html
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/2013/10/incendio-florestal-de-candemil.html
true
6556109416670895325
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content