Os GIF's e a Homogeneização da Paisagem

O fator mais determinante para a ocorrência de Grandes Incêndios Florestais é sem dúvida, o incremento do abandono das atividades tradiciona...

O fator mais determinante para a ocorrência de Grandes Incêndios Florestais é sem dúvida, o incremento do abandono das atividades tradicionais de agricultura e pastorícia, principalmente nos territórios de montanha, associado ao despovoamento e ao envelhecimento das comunidades rurais.

O Alto Minho é um território físico, sociocultural e económico cujas mudanças na dinâmica espacial e climática, prepararam os espaços para a propagação de GIF’s.

A análise espacial e estatística a diversos níveis sobre o território permitiu identificar e individualizar alguns fatores que favorecem a ocorrência e a propagação dos GIF’s:

  • O relevo e as condições fisiográficas que caracterizam o território do Alto Minho, muito recortado com declives muito acentuados, além da forte influência dos principais interflúvios, produzem incêndios topográficos, o que constitui uma informação fundamental na hora de planificar ações estruturais de silvicultura preventiva sobre o território.
  • Geralmente, nas zonas circundantes aos lugares povoados, encontram-se propriedades florestais e na grande maioria em estado de abandono e assilvestradas, onde abunda uma grande densidade e carga de combustível de sub-bosque arbustivo. Esta situação cria condições complexas nas zonas de interface urbano-florestal e a concentração e investimento de meios e recursos para a proteção de bens e pessoas, o que conduz a situações de propagação livre de um incêndio que por vezes se estende no espaço florestal com uma oposição e combate reduzido.
  • A existência de extensas áreas contínuas de matos, confinantes com formações de pinhal com sub-bosque arbustivo tipicamente atlântico, onde predomina o tojo (Ulex europaeus), bem como a existência de massas de pinhal jovem excessivamente densas, são o resultado da homogeneização provocada por GIF’s precedentes.
  • A presença e expansão de espécies exóticas pirófitas resultante da mesma ação de homogeneização, assim como o espetacular aumento da arborização de Eucalyptus globulus nos últimos 10 anos, ocupando espaços de transição entre a área urbana e a floresta – Zonas de Interface Urbano-Florestal – constituem num futuro próximo um fator adicional de risco complexo, uma vez que ocorrendo um incêndio este tipo de combustível gera fogos com comportamentos intensos, rápidos e de propagação por focos secundários a longas distâncias, principalmente quando se encontram associados a um relevo montanhoso e com a influência de ventos de subsidência.

Por outro lado não se pode ignorar o papel do uso tradicional do fogo pelas comunidades rurais do Alto Minho, muitas vezes não compreendido e muito criticado. O fogo jogou e ainda joga uma importante função como ferramenta da atividade tradicional agrícola e pastoril.

Desde o ano 2006 que se desenvolveram e se publicaram ferramentas legislativas com o fim de proibir as queimas pastoris, condicionando-as ao máximo, exigindo a presença de um técnico credenciado em fogo controlado ou na sua falta a presença de uma equipa de sapadores florestais ou bombeiros. Esta importante limitação traduziu-se por um lado no uso do fogo de forma ilegal e abandono da queima realizada e, por outro lado no abandono do recurso – fogo - como ferramenta de gestão da carga de combustível e renovação de pastagens. É necessário destacar que na generalidade do território, a atividade rural (agricultura, pecuária extensiva e pastoril) permitiu durante inúmeras gerações moldar a paisagem e compartimentar os espaços florestais e o fogo constituiu uma ferramenta de grande utilidade.

Heinrich Friedrich Link
Para termos ideia da dimensão deste aspeto tão enraizado na cultura das comunidades locais, transcreve-se parte de um texto do reputado médico, botânico e naturalista alemão Heinrich Friedrich Link que acompanhado do Conde Hoffmansegg, visitou a região em 1798 e deixou no seu livro, o testemunho sobre o uso do fogo na região montanhosa do território do Minho:

«Por causa da quantidade de bichos, de cinco em cinco anos é queimado o mato, conseguindo-se assim ao mesmo tempo novo alimento para o gado, embora se diga sempre que é pelo primeiro motivo que isso se faz. Esta queima colocou-me algumas vezes em grandes embaraços. Perto da Portela do Homem, um patife da Galiza tinha posto fogo ao matagal seco à volta do caminho, por todo o lado se viam subir as chamas e o fumo e, no vale estreito rodeado de penhascos íngremes, não havia qualquer saída. Finalmente conseguimos alcançar com esforço o rio Homem e esperávamos escondermo-nos no rio, mas felizmente o vento estava muito calmo, o fogo não se propagou muito e em breve estava completamente extinto.»


«Notas de uma viagem a Portugal e através de França e Espanha»; Link, 2005

Sendo assim constata-se que a cultura atual do fogo não é algo de hoje, pelo contrário encontra-se enraizada desde tempos imemoriais como mencionado. Em consequência do uso inadequado do fogo por parte das populações cada vez mais urbanas e pouco conhecedoras do uso ou a falta de uso como outrora, está na origem dos Grandes Incêndios Florestais que posicionam o Alto Minho como uma das regiões com maior número de ocorrências de origem antrópica da Europa Ocidental.
Perda de Cobertura Florestal /Forest Cover Loss - 2000 - 2014.  Fonte: Global Forest Change
As últimas mudanças no meio rural e a limitação do uso tradicional do fogo pastoril sem alternativas, a política de extinção total do fogo na paisagem, a extinção dos incêndios de baixa intensidade fora de perigo, conduzem à redução do conceito de mosaicos para dar lugar à formação de extensas massas homogéneas de combustível e à formação de corredores contínuos de combustível, unindo o espaço florestal ao agrícola (assilvestrado) e ao espaço urbano, através da elevada acumulação de combustíveis que mais tarde, na presença de um incêndio, incrementarão a intensidade, severidade e velocidade de propagação do fogo, criando zonas de alto risco e de grande complexidade nos trabalhos de extinção.

Se os GIF’s recorrentes conduzem à homogeneização da paisagem ao nível de modelos de combustível, importa então proceder à sua heterogeneização e a queima prescrita/fogo controlado assume aqui um papel essencial como as queimas pastoris de outros tempos. Ou seja, ao nível preventivo temos que reduzir os efeitos dos fatores que potenciam e alimentam os GIF's, o que por sua vez implica uma atuação à escala da paisagem.

Mais Informação:

Oliveira, Emanuel; 2015. "La Prevención a la Escala del Paisaje para hacer frente a los Grandes Incendios Forestales. Análisis en el Alto Minho. Portugal"; Universidad Politécnica de Madrid 

COMMENTS

Blogger TemplatesMy Blogger TricksAll Blogger Tricks
Nome

Alterações Climáticas,4,Alto Minho,11,Crónicas,3,Destaques,9,Fogo Prescrito,9,Formação,2,Gestão Florestal,2,Incêndios Florestais,43,Meteorologia,11,Opinião,3,Prevenção,10,Técnica,9,Tecnologia,8,Uso do Fogo,7,
ltr
item
Fogos Florestais: Os GIF's e a Homogeneização da Paisagem
Os GIF's e a Homogeneização da Paisagem
https://2.bp.blogspot.com/-WdkTBmWN6Dk/VtDp-DW2uiI/AAAAAAAABKU/mj2mleLjYUk/s400/landscape_LamasdeMouro.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-WdkTBmWN6Dk/VtDp-DW2uiI/AAAAAAAABKU/mj2mleLjYUk/s72-c/landscape_LamasdeMouro.jpg
Fogos Florestais
http://www.fogosflorestais.pt/2016/02/os-gifs-e-homogeneizacao-da-paisagem.html
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/2016/02/os-gifs-e-homogeneizacao-da-paisagem.html
true
6556109416670895325
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content