quarta-feira, 10 de junho de 2015

GEO LYNX. Aplicação SIG de Geolocalização e para a Gestão de Emergências e de Incêndios Florestais

Postado por Emanuel Oliveira, 
em colaboração com Julien Baudet


http://geolynx.com.ar
Seguidamente, apresento uma ferramenta que com certeza será útil a todos aqueles que têm competências no combate aos incêndios florestais e na gestão da generalidade das operações de emergências. Sendo útil para quem coordena equipas de bombeiros, sapadores florestais, GIPS-GNR, AFOCELCA, serviços municipais de proteção civil e meios áereos.

Geo Lynx é um sistema de informação geográfica desenvolvido como uma aplicação web, com ferramentas especializadas para a gestão de emergências. Pode-se ter acesso a partir de qualquer dispositivo conectado à internet e com uma cobertura mundial. O objetivo essencial é facilitar e agilizar a tomada de decisão (antes, durante e depois de um incêndio ou sismo) graças ao uso de um conjunto de ferramentas tecnológicas.

Geo Lynx trata-se de um servidor web com controle de acesso, constituído por um front-end de mapas temáticos ou comerciais com a opção de rastrear todos os tipos de dispositivos GPRS, Radio VHF com APRS ou comunicações via satélite. O mesmo rastreio fica registado numa base de dados consultável.
Geolocalização com símbolos personalizados
As ferramentas de cálculo estão integradas à interface e a função no código converte automaticamente os pontos projetados da esfera ao plano. As bibliotecas Javascript disponibilizam arquivos vetoriais a partir de uma base de dados tipo sql.

Objetivos 


  • Que cada unidade/estrutura de combate aos incêndios florestais tenham à disposição um sistema integral
  • Que todos os organismos do Estado com competências no combate aos incêndios florestais e na gestão da generalidade das emergências tenham acesso global à ferramenta tecnológica e a uma base estatística detalhada e georeferenciada.

Meteorologia em tempo real com cobertura mundial

Características do Sistema


  1. Geolocalização num mapa interativo de elementos das equipas de combate e veículos operacionais através de todas as tecnologias existentes: smartphone, Radio VHF (APRS) ou comunicações via satélite.
  2. Função homem-caído para detetor automaticamente e alertar da queda de um combatente (smartphone)
  3. Ficha completa de cada combatente ou socorrista no caso de necessidade do próprio ser resgatado com: foto, nome complete, altura, peso, idade, género, grupo sanguíneo e historial medico.
  4. Ficha completa do veículo com: foto, tipo, marca, modelo, ano, capacidade do reservatório de água, patente, revisões.
  5. Localiza num mapa interativo todos os quartéis do país com o nome complete do seu comandante, telefone e as frequências de radio.
  6. Geolocaliza sismos em tempo real (atualizações minutais)
  7. Disponibiliza mapas de satélite comerciais ou de licença aberta: Google Map, Bing Map, Open Street Map
  8. Disponibiliza um mapa mundial com curvas de nível com equidistância de 20 metros
  9. Disponibiliza a rede viária mundial alterável e personalizada, permitindo a adição de novos acessos, novas ruas, ou caminhos
  10. Disponibiliza histórico consultável por data dos produtos do satélite MODIS (desde 2002): hotspots e áreas ardidas
  11. Ferramentas de cálculo de distâncias e de áreas sobre os referidos mapas
  12. Meteorologia em tempo real (nebulosidade e precipitações); útil para previsão de trovoadas ou catástrofes meteorológicas
  13. Permite carregar e baixar mapas temáticos georeferenciados (vetor e raster) do utente, por exemplo: mapa de ocupação do solo, carta de modelos de combustíveis, mapa de perigosidade, índice de risco diário de incêndio
  14. Simulador de propagação de incêndio para prevenir danos e antecipar operações de evacuação ou confinamento da população (desenvolvimento em curso)


Exemplos Práticos do Uso


  • Localizar em tempo real sobre um mapa interativo todos os veículos operacionais e meios aéreos em operação
  • Poder indicar o percurso mais curto até à frente de chamas
  • Comunicar aos combatentes no teatro de operações, o comprimento da frente de chamas ou o ponto de água mais próximo
  • Com base no mapa de combustíveis, prever a velocidade de uma frente de chamas e antecipar as operações


Trabalho Desenvolvido por:
Lic. Julien Baudet,
Geo Lynx Tel: (0054) 9 3544 532750
Mail: julien.baudet@gmail.com
URL: http://geolynx.com.ar

0 comentários:

Enviar um comentário