O Fogo Controlado como ferramenta para reduzir os IncĂȘndios Florestais

Por: Emanuel Oliveira Publicado no Jornal VALE MAIS N.Âș 35 # NOVEMBRO 2014 Praticamente, faltam dois meses para acabar o ano e cerc...

Por: Emanuel Oliveira
Publicado no Jornal VALE MAIS

N.Âș 35 # NOVEMBRO 2014

Praticamente, faltam dois meses para acabar o ano e cerca de 7 meses para entrarmos numa nova fase da tĂŁo mediĂĄtica Ă©poca de incĂȘndios florestais. Passamos novamente um verĂŁo e jĂĄ esquecemos os incĂȘndios florestais, contudo a floresta continua e o risco de incĂȘndio mantĂ©m-se, ou melhor, aumentou o seu potencial face a um incremento da carga de combustĂ­vel.

Segundo o relatĂłrio provisĂłrio de incĂȘndios florestais de 1 de janeiro a 30 de setembro de 2014, publicado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, apenas ocorreram neste ano, no Alto Minho cerca de 330 ocorrĂȘncias, cuja ĂĄrea correspondente foi aproximadamente de 830 hectares, dados estes muito distantes das mĂ©dias anuais verificadas no perĂ­odo de 2001 a 2013: cerca de 1550 ocorrĂȘncias/ano e cerca de 9 000 hectares de ĂĄrea ardida anualmente no territĂłrio. Sem dĂșvida alguma, as condiçÔes meteorolĂłgicas anĂłmalas deste verĂŁo, com temperaturas abaixo do normal e a humidade elevada e o nĂșmero de dias de precipitação registados, favoreceram a redução do nĂșmero de incĂȘndios, bem como limitaram a sua propagação, reduzindo a ĂĄrea ardida.
Ação de Fogo Controlado numa cumeada com faixa negra previamente executada.

O que isto significa?

Significa que face Ă  reduzida ĂĄrea ardida verificada no ano corrente em relação Ă  mĂ©dia distrital, implica que para o ano 2015 existe um aumento da carga de combustĂ­vel derivada do aumento da vegetação viva e da acumulação de vegetação morta, o que por sua vez requer um esforço para a gestĂŁo destes combustĂ­veis florestais com o fim de reduzir o risco inerente de incĂȘndio florestal.

Os trabalhos de gestĂŁo de combustĂ­veis florestais acarretam custos elevados, principalmente com recurso a meios mecanizados ou moto-manuais, praticamente incomportĂĄveis face Ă s reduzidas receitas obtidas da floresta. Por outro lado, se considerarmos o elevado potencial de regeneração dos matos no Alto Minho, em virtude das temperaturas amenas e da humidade disponĂ­vel, os custos acrescem devido Ă  necessidade de um aumento das acçÔes de controlo dessa vegetação. É aqui que o Fogo Controlado ou tambĂ©m denominada queima prescrita, joga um papel fundamental na gestĂŁo dos combustĂ­veis, permitindo em simultĂąneo Ă  redução da carga e do seu potencial risco de incĂȘndio, a renovação das pastagens, a fertilização dos solos e o controlo de espĂ©cies invasoras. A sua eficiĂȘncia reside no seu efeito mais duradouro que o corte da vegetação, reduzindo igualmente os custos associados. O recurso ao fogo controlado nĂŁo tem tantas limitaçÔes como o corte mecanizado ou moto-manual, o qual fica limitado ao relevo e ao tipo de solo, cuja dificuldade por vezes impede a utilização de maquinaria e requer um trabalho hercĂșleo de homens para a desmatação.

O fogo controlado consiste no uso planeado do fogo em condiçÔes ambientais favoråveis à satisfação dos objetivos de gestão previamente identificados, constituindo uma ferramenta muito eficiente quando utilizada eficazmente.
Ação nocturna de fogo controlado. A importĂąncia de aproveitar as melhores condiçÔes de prescrição exige uma elevada disponibilidade dos operacionais envolvidos, Ă  semelhança do que ocorre no PerĂ­odo CrĂ­tico com as equipas de prevenção a incĂȘndios florestais.

No Ăąmbito territorial do Alto Minho, onde o risco de incĂȘndio florestal Ă© transversal a todos os concelhos, implica gerir e reduzir a carga de combustĂ­veis florestais aos nĂ­veis naturais, sem a supressĂŁo do fogo, isto significa o recurso ao fogo controlado trabalhado a uma escala temporal dilatada e Ă  escala espacial da paisagem, ao contrĂĄrio de açÔes isoladas quer no tempo quer no espaço, atualmente levadas a cabo. O uso do fogo controlado, tal como ocorre nos EUA, CanadĂĄ ou Argentina, para ser eficaz e sobretudo eficiente, implica um trabalho planificado, rigoroso, sistemĂĄtico para aproveitar as melhores condiçÔes ambientais e pessoal especializado e exclusivamente dedicado, nĂŁo ficando refĂ©m de outras açÔes nem limitado ao tempo. Mais Fogo Controlado significa Menos IncĂȘndios Florestais no Alto Minho!

COMMENTS

Blogger TemplatesMy Blogger TricksAll Blogger Tricks
Nome

AlteraçÔes ClimĂĄticas,4,Alto Minho,11,CrĂłnicas,3,Destaques,9,Fogo Prescrito,9,Formação,2,GestĂŁo Florestal,2,IncĂȘndios Florestais,43,Meteorologia,11,OpiniĂŁo,3,Prevenção,10,TĂ©cnica,9,Tecnologia,8,Uso do Fogo,7,
ltr
item
Fogos Florestais: O Fogo Controlado como ferramenta para reduzir os IncĂȘndios Florestais
O Fogo Controlado como ferramenta para reduzir os IncĂȘndios Florestais
http://2.bp.blogspot.com/-awkd8MV9dd0/VIXbIS-h-sI/AAAAAAAAA9E/__8WqQ5-u8A/s1600/precribedburn2_eo2013.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-awkd8MV9dd0/VIXbIS-h-sI/AAAAAAAAA9E/__8WqQ5-u8A/s72-c/precribedburn2_eo2013.jpg
Fogos Florestais
http://www.fogosflorestais.pt/2014/12/o-fogo-controlado-como-ferramenta-para.html
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/2014/12/o-fogo-controlado-como-ferramenta-para.html
true
6556109416670895325
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content