Campanha de Incêndios Florestais 2014. Previsões Estacionais

Por: Emanuel Oliveira Os incêndios florestais estão associados às condições de ambiente de fogo presentes num dado território, logo depen...

Por: Emanuel Oliveira

Os incêndios florestais estão associados às condições de ambiente de fogo presentes num dado território, logo dependentes dos 3 factores que compõem o triângulo de ambiente de fogo: topografia, combustíveis e meteorologia.

A topografia é um factor praticamente inalterável.

Os combustíveis ficam condicionados pelas suas características (carga disponível, o tamanho e a forma, a compactação, a continuidade, o conteúdo químico, a humidade e a temperatura do próprio combustível) definidas, entre outros factores, pela meteorologia.

A meteorologia é sem dúvida alguma o componente mais variável do ambiente de fogo, determinando e condicionando a disponibilidade e susceptibilidade dos combustíveis antes da ocorrência do incêndio e condicionando o comportamento e a propagação do fogo durante o incêndio florestal. Sendo assim, é importante para não dizer-se fundamental que as acções de prevenção estrutural e a disposição e preparação dos recursos e meios de extinção tenham em consideração as previsões meteorológicas.

Para a Campanha de Incêndios Florestais de 2014 o que podemos esperar da Meteorologia? Que verão ou princípio de Outono teremos?

Apesar das respostas serem algo complexas dada a variabilidade da meteorologia, considerando que os vários modelos de previsão sazonal não são de todo infalíveis, no entanto deixam-nos antever um quadro meteorológico aproximado, permitindo-nos uma oportunidade para preparar os meios e recursos de defesa da floresta contra os incêndios, assim como priorizar a alocação de meios de extinção.
Segundo o modelo europeu ECMWF, para a Península Ibérica esperam-se as seguintes condições:


TEMPERATURA


Final da Primavera e Início do Verão
Na Península Ibérica, a temperatura apresentará diferenças negativas, ou seja, com temperaturas abaixo da média, especialmente nas regiões do litoral atlântico.

Durante o Verão e no primeiro mês de Outono
Prevê-se uma anomalia positiva na Península Ibérica, com um desvio médio de temperatura na ordem de 0,5 / 1 °C acima da média.

Maio – Junho
A tendência é para manter-se a temperatura média na Península Ibérica, contudo poderá ficar abaixo da média e de forma mais pronunciada na costa noroeste de Portugal e Espanha (Galiza).
Tendência Térmica para Maio-Junho. Fonte: http://www.ilmeteo.it/
Junho – Julho
Os valores da temperatura serão aproximados da média de norte a o sul e a oeste da Península Ibérica. Na zona litoral oeste, ou seja na costa portuguesa poderá surgir uma anomalia térmica negativa, onde continuará uma tendência para temperaturas abaixo da normal climatológica , até -2 °C em relação à média.

Tendência Térmica para Junho-Julho. Fonte: http://www.ilmeteo.it/
Agosto – Setembro
A evolução do calor para a restante estação do Verão de 2014 sentida em outras regiões da Europa, vai estender-se para o restante continente, verificando-se uma anomalia térmica positiva entre 0,5 e 1, 5 ° acima da normal climatológica, prevendo-se uma excepção a Norte e a Oeste na Península Ibérica, correspondendo à costa portuguesa e à costa norte espanhola (da Galiza até ao País Basco).

Tendência Térmica para Julho-Agosto. Fonte: http://www.ilmeteo.it/
Setembro - Outubro
No final do verão e início da estação do outono, a temperatura continuará acima da média em grande parte da Europa, prevendo-se um ligeiro aumento em particular no Centro-Sul da Península Ibérica e mantendo-se a temperatura dentro da normal climatológica para a zona da costa ocidental peninsular.

Tendência Térmica para Setembro-Outubro. Fonte: http://www.ilmeteo.it/
PRECIPITAÇÃO
Quanto à precipitação o modelo ECMWF a tendência é para a fase de seca em quase toda a Europa Ocidental, incluindo a Península Ibérica. Observemos com mais detalhes a possível evolução das chuvas nos próximos meses.

Maio - Junho
Para o fim da primavera, como se pode observar, a tendência da precipitação encontra-se dentro da média.

Tendência Pluviométrica para Maio-Junho. Fonte: http://www.ilmeteo.it/
Junho - Julho 
No início do verão, o modelo europeu não prevê grandes mudanças sobre a tendência dos valores de precipitação relativamente à etapa anterior, encontrando-se dentro da média, no entanto poderá surgir valores acima nos territórios do Mediterrâneo ocidental.

Tendência Pluviométrica para Junho-Julho. Fonte: http://www.ilmeteo.it/
Agosto - Setembro
Para o restante da temporada de verão prevê-se uma redução da precipitação de forma generalizada em toda a Europa Ocidental, incluindo a Península Ibérica. No Mediterrâneo poderão surgir situações inversas.

Tendência Pluviométrica para Agosto-Setembro. Fonte: http://www.ilmeteo.it/
Setembro - Outubro 
Para o final do verão e início do outono, não haverá grandes mudanças no que respeita aos valores da precipitação, mantendo-se uma situação tendencial para seca nos territórios do Noroeste Peninsular e valores normais para o resto da Península Ibérica.

Tendência Pluviométrica para Setembro-Outubro. Fonte: http://www.ilmeteo.it/

Sendo assim, confirmando-se estas condições e se se efectivar o episódio climático El Niño para meados do Verão conforme nos indica a Organização Meteorológica Mundial (OMM), espera-se um aumento generalizado do risco de incêndios florestais, pelo aumento da carga de combustível fino morto e uma elevada disponibilidade e susceptibilidade do combustível. É notória que as temperaturas sentidas nos últimos meses, a elevada humidade presente e os valores elevados de precipitação vão condicionar um aumento considerável das herbáceas, as quais durante um período de seca facilmente perderão a humidade e ficando susceptíveis à fácil ignição (principalmente para meados a finais da época estival). 

O Período Crítico deverá então ser prolongado para o final do mês de Outubro, o que obrigará a um reforço do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais, priorizando a região Norte de Portugal (o mesmo deverá ocorrer na Galiza e na Comunidade de Castela e Leão, em Espanha), uma vez que nos últimos 3 anos tem vindo a acumular combustível, actualmente apresentando cargas consideráveis em áreas que já não sofrem incêndios desde 2010 e por outro lado não foram sujeitas a acções de gestão em matéria de defesa da floresta contra incêndios.

COMMENTS

BLOGGER: 1
  1. Caro Emanuel, gostei bastante desta previsão/analise do clima e sua relação entre prevenção estrutural e a probabilidade de risco acrescido. Parabéns.

    ResponderEliminar

Blogger TemplatesMy Blogger TricksAll Blogger Tricks
Nome

Alterações Climáticas,4,Alto Minho,11,Crónicas,3,Destaques,9,Fogo Prescrito,9,Formação,2,Gestão Florestal,2,Incêndios Florestais,43,Meteorologia,11,Opinião,3,Prevenção,10,Técnica,9,Tecnologia,8,Uso do Fogo,7,
ltr
item
Fogos Florestais: Campanha de Incêndios Florestais 2014. Previsões Estacionais
Campanha de Incêndios Florestais 2014. Previsões Estacionais
http://4.bp.blogspot.com/-cymFhQcRPPY/U2Kz46p1znI/AAAAAAAAAwI/a5kf8m9quGQ/s1600/maio_junho2014_temp.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-cymFhQcRPPY/U2Kz46p1znI/AAAAAAAAAwI/a5kf8m9quGQ/s72-c/maio_junho2014_temp.jpg
Fogos Florestais
http://www.fogosflorestais.pt/2014/05/campanha-de-incendios-florestais-2014.html
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/2014/05/campanha-de-incendios-florestais-2014.html
true
6556109416670895325
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content