A Característica Ignífuga do EPI. Algodão Ignífugo ou Nomex?

Por: Emanuel de Oliveira Para proteger da chama e do calor, tem sido desenvolvido nos últimos anos um grande esforço no sentido de gara...

Por: Emanuel de Oliveira

Para proteger da chama e do calor, tem sido desenvolvido nos últimos anos um grande esforço no sentido de garantir tecidos mais resistentes que confiram uma maior segurança dos combatentes. A investigação no sector industrial têxtil permitiu o desenvolvimento de produtos com propriedades ignífugas para serem aplicados nas fibras têxteis, sobretudo celulósicas. Igualmente, permitiu o desenvolvimento de novas fibras para os mais diversos fins.

Os tecidos podem ser confeccionados a partir de:

  1. Fibras Naturais - são as fibras retiradas da natureza, sendo as mais comuns o algodão, a lã, a seda, o linho e o cânhamo, etc.
  2. Fibras Artificiais - são produzidas pelo homem, porém utilizando como matéria-prima produtos da natureza, como a celulose, sendo as mais comuns a viscose, o acetato, o Lyocel e o Modal.
  3. Fibras Sintéticas - são fibras produzidas pelo homem usando como matéria-prima produtos químicos, da indústria petroquímica, sendo as mais conhecidas o poliéster, a poliamida, o acrílico, o polipropileno e o poliuretano (Elastano), as aramidas (Kevlar e Nomex) e as meta-aramidas (Kermel).

Demonstração dos materiais têxteis em relação à chama. (LCRESPIM,2009)
Os EPI’s de combate aos incêndios florestais que se comercializam são normalmente de dois tipos, de acordo com as fibras utilizadas na confecção, pelo que seguidamente serão comparados os tecidos mais utilizados (algodão e aramidas):

O chamado Algodão Ignífugo (Pyrovatex, BizFlame, Indura Algodão, etc) que apresenta resistência à chama e ao calor através da aplicação de produtos químicos ignífugos para as fibras de algodão. A resistência do tecido de algodão vai depender da qualidade e das propriedades dos diferentes produtos químicos aplicados, pois nem todos apresentam as mesmas características.

O Nomex é um produto da multinacional DuPont, sendo um tecido produzido à base de aramidas que são fibras com propriedades inerentes de resistência ao fogo, resistente ao ácido e outros materiais corrosivos e também possui uma grande estabilidade estrutural no qual não ocorre a transmissão do calor.

Em geral, quer o Algodão Ignífugo quer o Nomex cumprem ambos a sua função para a qual foram concebidos: fornecer proteção contra a chama e o calor.

O Algodão Ignífugo ao entrar em contacto com a chama, vai carbonizar e pode arder embora se auto-extingue, se a chama for retirada. Por sua vez, em contacto com a chama, o Nomex vai começar a mudar a cor de castanho a preto como resultado da carbonização nos primeiros segundos, estruturalmente o tecido vai manter o seu grau de integridade, contudo muita atenção pois pode sofrer-se de queimaduras devido à transferência de calor por radiação. Daí que quem proceda a ataque directo às chamas deverá guardar a distância de segurança, pois o Nomex pode contribuir para uma falsa sensação de segurança permitindo uma aproximação para além do limite da distância e do tempo de exposição.

As diferenças mais notáveis entre o Nomex e o Algodão Ignífugo encontram-se no seguinte:

  • O Nomex encolhe muito menos que o Algodão Ignífugo.
  • O Nomex mantém a sua aparência após a lavagem, enquanto o Algodão Ignífugo não (pois tem tendência a desbotar).
  • O Algodão Ignífugo enruga enquanto que o Nomex não.
  • O Nomex tem uma maior durabilidade, sem perder propriedades, do que o Algodão Ignífugo.
  • O Nomex apresenta uma maior transpirabilidade, seca mais rapidamente e é mais resistente à abrasão pela acção dos matos do que o Algodão Ignífugo.
  • O Nomex é mais caro que o Algodão Ignífugo.

ATENÇÃO: Ambos tecidos têm um tempo de durabilidade e as lavagens com detergentes podem encurtar o prazo de vida dos EPI’s, logo evite lavá-los constantemente e, principalmente com detergentes. Os EPI’s confeccionados com algodão ignífugo para além de perderem a cor, vão perder as propriedades ignífugas, tanto quanto mais lavagens for submetido.

COMMENTS

Blogger TemplatesMy Blogger TricksAll Blogger Tricks
Nome

Alterações Climáticas,4,Alto Minho,11,Crónicas,3,Destaques,9,Fogo Prescrito,9,Formação,2,Gestão Florestal,2,Incêndios Florestais,43,Meteorologia,11,Opinião,3,Prevenção,10,Técnica,9,Tecnologia,8,Uso do Fogo,7,
ltr
item
Fogos Florestais: A Característica Ignífuga do EPI. Algodão Ignífugo ou Nomex?
A Característica Ignífuga do EPI. Algodão Ignífugo ou Nomex?
http://1.bp.blogspot.com/-AHr5OFF4NNA/UzFyTe6SyYI/AAAAAAAAAu4/XAy_WGlgCVA/s1600/Flame_Retardant.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-AHr5OFF4NNA/UzFyTe6SyYI/AAAAAAAAAu4/XAy_WGlgCVA/s72-c/Flame_Retardant.jpg
Fogos Florestais
http://www.fogosflorestais.pt/2014/03/a-caracteristica-ignifuga-do-epi.html
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/
http://www.fogosflorestais.pt/2014/03/a-caracteristica-ignifuga-do-epi.html
true
6556109416670895325
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content